Veja Também
Carregando...

Se você já fez adestramento com o seu cachorro, você tem um cão que é um bom ouvinte e um aluno experiente. Mas alguns problemas de comportamentos caninos não se resolvem com comandos básicos como “Senta!” e “Vem!” e um cão que segue todos os comandos durante uma sessão de treinamento pode ainda ter problemas de comportamento.
 




Quando a paz e a tranquilidade do lar são interrompidos de repente pelo mau comportamento do seu cachorro, você não deve ficar frustrado ou lamentar sobre como isso aconteceu. Você vai se perguntar por que não incluíram escavação nas aulas de obediência, ou então latidos em excesso ou mastigação de sapatos. Mas você pode encontrar as respostas para esses contratempos aqui.
 


O primeiro passo é analisar o comportamento destrutivo com as seguintes perguntas:
 
O que – O que exatamente ele está fazendo?
Quando – Quando esse comportamento começou? Esse comportamento acontece em determinada hora do dia ou durante a semana?
Onde – Houve alguma mudança no ambiente do cachorro, pequena ou grande? Isso sempre acontece em um determinado cômodo ou no exterior, ou em um novo espaço?
Com que frequência – O comportamento é frequente ou seu cão só se comporta mal quando algo está diferente, como a presença de visitas?
Por que – Uma análise dessas perguntas dará um “por que”.
 
Descarte a possiblidade de doenças antes de começar sua estratégia. Qualquer mudança significativa no comportamento de um cão justifica uma visita ao veterinário. Procure o momento em que o comportamento começou e faça a conexão com qualquer possível mudança. Mudança quer dizer algo grande como um recém-nascido ou algo pequeno como uma alteração na rotina do cachorro. Se o comportamento ocorre em um horário específico do dia, avalie o que acontece nesse tempo – é quando você sai ou quando você chega em casa? Ou é quando chega o caminhão de lixo? Além disso, avalie o ambiente em que isso acontece – houve alguma mudança na disposição dos móveis da sala? Ou grama nova no quintal?
 
Faça anotações sobre o horário, local e a atividade no momento em que seu cão se comportou mal e siga essas dicas para corrigi-lo.
 


Muitos dos problemas de comportamento dos cães vêm de algo que fazemos ou de mudanças no ambiente. Talvez você não saiba que ser dono de um cachorro também significa ser um detetive e o código que precisa decifrar é a mente do seu cão. Mas com um pouco de investigação, você pode resolver os problemas facilmente.

Fonte:www.tudosobrecachorro.com.br

Leia também: