Veja Também
Carregando...


Primeiro, cuidando da limpeza do canal auditivo externo e das próprias orelhas de nossos cães, e em segundo lugar, cuidando e tratando quando os mesmos acometidos por doenças da garganta, pois daí também, pode a infecção progredir e atingir o ouvido.
Para uma boa limpeza dos ouvidos dos cães podemos utilizar um cotonete para os cães pequenos, ou um chumaço de algodão na ponta de um estilete flexivel ou pinça para cães de maior porte, umedecemos esse algodão com uma solução de alcool-éter (em partes iguais), e com esse cotonete limpamos e removemos a cêra existente no conduto auditivo e nas próprias orelhas. Especial cuidado na limpeza do conduto autivo externo, em sua parte mais profunda, a fim de não lesar o tímpano ali localizado. A frequência com que essa limpeza deve ser feita depende da raça de seu cão:
  • Os cães das raças que tem as orelhas eretas, como o Pastor Alemão, necessitarão limpezas mensais.
  • Cães de raças que tem as orelhas caídas, como o Cocker Spaniel, a limpeza deve ser feita mais frequentemente (cada 10 dias) .
Protendo os ouvidos dos cães na hora do banho, com um chumaço de algodão, a fim de impedir entrada da água do banho nos ouvidos.

Fonte:www.dogtimes.com.br
Carmello Liberato Thadei (Médico Veterinário -CRMV-SP-0442 )